terça-feira, 10 de abril de 2012

Joelho pode SIM ser muito delicioso!


Um dia desses entrei num site que eu adoro o “Tudo Gostoso” e na pagina principal tinha um link falando sobre “Joelho” a foto ao lado era apetitosa, mas eu só conseguia pensar em joelho de porco, já emendei meus pensamentos na dobradinha e só isso me vinha à cabeça e eu não como nada disso....rs
Aquela foto só podia estar com link errado, aquilo NUNCA poderia ser joelho, cliquei por curiosidade e descobri que era joelho sim.

Pensei comigo: “Mas isso é um enroladinho de presunto e queijo. O que será que tem de diferente para chamar joelho?”

Fui pesquisar no Google e descobri que no Rio de Janeiro, o “Enroladinho de presunto e queijo” chama “Joelho” .... dias depois da descoberta, vi o “Guaraci” oferecer para a “Griselda” (personagens da novela Fina Estampa) joelhos gordinhos e fresquinhos, e eram os enroladinhos.
Achei bem divertido, liguei para o meu marido e para os amigos que viriam em casa aquela noite para tomar uma cervejinha, avisando a todos que eu estava fazendo joelho, ri deles torcendo o nariz, falando ECA, uma amiga ate trouxe um pacotão de salgadinho para poder ter o que comer, já que aqui só teria joelho. Foi bem engraçado, e todos adoraram os joelhos que assei.

Vamos à receita:

JOELHO ou ENROLADINHO DE PRESUNTO E QUEIJO

INGREDIENTES:
  • 1 copo de leite morno
  • 1 pacote de fermento granulado
  • 1 colher sopa rasa açúcar
  • 1 colher chá de sal
  • 1/2 copo de óleo
  • 1/2 kg de farinha de trigo (mais ou menos)


Recheio:
  • Queijo
  • Presunto
  • Tomate picado
  • Orégano


MODO DE FAZER
Misture o fermento com uma pouco da farinha de trigo, acrescente todos os outros ingredientes, e vá adicionando farinha ate formar uma massa lisa e que desgrude das mãos.

Deixar descansar por 15 minutos

Faça bolinhas pequenas, depois abra a massa e recheie. Enrole como rocambole e pincele com gema. Leve ao forno até dourar

  • Eu recheei metade só com presunto e queijo e a outra metade com presunto, queijo e tomates picados temperados com orégano.
  • Eu não me atentei a regra de fazer bolinhas e foi pegando pedacinhos da massa e fazendo, com isso os primeiros ficaram maiores e depois eu fui pegando o jeito, então é melhor mesmo repartir a massa toda em bolinhas iguais e não precisam ser muito grandes e ir abrindo aos poucos.
  • A assadeira que eu tenho em casa é anti aderente (preta) e isso faz com que o pão queime em baixo, e fique com uma casca dura em baixo, por isso quando vou fazer pão eu forro elas com papel alumínio e tudo resolvido.


Peguei a receita AQUI.


Um comentário: